Artrose, rotura de tendão e fraturas no ombro são tratados sem cirurgia

A síndrome do impacto consiste em um dos problemas mais comuns do ombro e, nesse sentido, em uma das mais frequentes causas de dor nesta articulação. Comumente causa a bursite e rotura de tendão do manguito rotador. A bursa existe em varias articulações, e também no ombro. Tem como função principal no ombro facilitar o deslizamento de um grupo de tendões, denominado de manguito rotador, abaixo de um osso, o acrômio.

O acrômio é aquele osso que todos nós palpamos facilmente, e que fica ao lado ponta da clavícula. Já o manguito rotador consiste num grupo de quatro músculos, e que tem papel importante na movimentação do ombro. Toda vez que levantamos o braço, os tendões do manguito rotador “deslizam” por baixo do acrômio. A bursa existe justamente para facilitar esta situação.

Estas estruturas do ombro são acometidas por várias lesões, que tem tratamento conservador inicialmente. Existe a indicação cirúrgica, caso não haja melhora após 6 meses de tratamento conservador bem feito, ou lesões grandes e com muito desvio, provocando perda de função.

Tendinites e roturas

Tendinopatia do manguito rotador e roturas parciais ou completas (supraespinhal, infraespinhal, redondo menor, supraescapular) e tendinite e rotura da cabeça longa do bíceps. Lesões pequenas ou mesmo lesões maiores em pessoas de mais idade não trazem perda de função, provocando leve perda de força. Então um trabalho fisioterápico bem feito, fortalecimento e educação dos movimentos do ombro proporcionam um ótimo resultado.

Artrose glenoumeral e acrômio-clavicular

São achados comuns mesmo em pacientes assintomáticos, com bons resultados com fisioterapia e infiltração. Não traz déficits importantes para o paciente, pois não são articulações de carga. Tendo tratamento cirúrgico de exceção, principalmente em grandes lesões ou necessidade de manter esforço com o membro superior.

Bursite, síndrome do impacto e lesão SLAP

Tratamento com medicação, fortalecimento e fisioterapia para treinamento dos movimentos do ombro.

Quando tem indicação primária de operação?

A exceção é atletas, que não podem ficar sem fazer o esporte e permanecer por 6 meses afastado das atividades, sendo optado pelo tratamento operatório mais precoce, para retornar mais rápido para as ações de alta demanda, necessárias no esporte.

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação
Ombro-Brasília
Ombro-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural.

2 Comments

Marta Conceição

Vcs atendem pela Unimed-RJ?

Reply
Ombro-Brasília

Oi, Marta, atendemos sim, na Salus -> https://drmarciosilveira.com/pacientes/consultas/

Reply

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *